Sistema de Níveis do Krav Maga

Krav Maga – Sistema de Níveis

Criada para ser uma arte marcial prática e que todos pudessem praticar, com aplicação prática no dia a dia, sem preocupação com coreografias ou competições. Porém, conforme o praticante ganha habilidade e as técnicas são assimiladas, novos conhecimentos de maior dificuldade são apresentados.
Assim, como a quase totalidade das artes marciais, o Krav Maga é apresentado em níveis ao praticante. A partir de um tempo mínimo e o domínio das técnicas ensinadas, presta-se “exame” para o nível superior. Esse sistema foi instituído quando Imi Lichtenfeld transformou o Krav Maga em arte marcial civil e fundou sua primeira escola e, a partir daí, a IKMA.
O Krav Maga civil iniciou seus dias com um sistema de níveis inspirado no Judô, utilizando a mesma graduação e o mesmo quimono. Porém, no início dos anos 1980, seu criador e maior difusor da prática, Imi Lichtenfeld, criou o atual sistema de graduação e de uniformes para treino da prática. Apesar disso, o sistema de cores das faixas continua o mesmo da arte marcial japonesa.
O nível dos praticantes é representado pelos patches em sua faixa. Cada faixa, que utiliza o sistema de cores criado no judô, possui 5 níveis. Partindo da faixa Branca, iniciando o nível de PRATICANTE, passando aos cinco níveis do GRADUADO e, após demonstrar proficiência em todas as técnicas já estudadas, passando aos cinco níveis do EXPERT. Cada nível tem um currículo, tempo de permanência e requisitos específicos.

Krav Maga Certificação de PRATICANTE

P1 – PRATICANTE 1

OS OBJETIVOS:

Melhoria das capacidades dos praticantes em prevenção de diferentes ataques, assim como libertar-se dos mesmos, na altura média; atuação em situações de ataques de vara; início da prática de habilidades de luta.
Realização Requerida: Esforçando-se para o nível de caça. Enfatizando em modos de finalização e continuação quando um problema ocorreu ou erro é feito. Nível de Operador.

Os objetivos: Aptidão para lidar com sucesso com os assaltos frontais e possuir habilidade para lidar com ataques básicos em direções diferentes.

P2 – PRATICANTE 2

OS OBJETIVOS:

Ataques laterais e traseiros são abordados neste nível, desenvolvendo-se a habilidade de efetuar séries de ataques em todas as direções; conhecer os conceitos de pré-luta, luta e pós-luta.
Realização Requerida: Nível de Operador.

P3 – PRATICANTE 3

OBJETIVOS:

Desenvolver a habilidade de lidar com imobilizações laterais e traseiras; ampliação do repertório de habilidades para lidar com ataques de todas as direções; desenvolver a aptidão de utilização dos break-falls e rolamentos; utilização prática dos conceitos de pré-luta, luta e pós-luta.
Realização Requerida: Postura e mentalidade de lutador melhoradas.

P4 – PRATICANTE 4

OS OBJETIVOS:

Aprimoramento das habilidades dos praticantes de prevenção e liberação de diferentes tipos de agarramento, na altura média; desenvolvimento das habilidades para lidar com ataques de vara; aprimoramento das habilidades de luta.
Realização Requerida: Empenho para o nível de caça. Destaque para as finalizações e continuação quando um problema ou erro de movimento acontece.

P5 – PRATICANTE 5

OS OBJETIVOS:

Aperfeiçoamento das habilidades de defesa pessoal; conhecimento básico da defesa de terceiros.
Realização Requerida: Nível de Combate

Krav Maga – CERTIFICAÇÃO DE GRADUAÇÃO

G1 – GRADUADO 1

Realização Requerida: Nível de Combate. O treinamento prioriza as finalizações, com o praticante desenvolvendo a faculdade de não parar os movimentos no momento de uma falha ou um erro.

G2 – GRADUADO 2

Realização Requerida: Nível de Combate. A prioridade para as finalizações continua, com o praticante fortalecendo a faculdade de não parar os movimentos no momento de uma falha ou um erro.

G3 – GRADUADO 3

Realização Requerida: Nível de Combate. Fortalecer-se na busca pelo Nível Guerreiro, criando soluções adaptadas às situações, devido ao dinamismo de uma situação de combate ou luta.

G4 – GRADUADO 4

Realização Requerida: Nível de Combate. As finalizações, assim como domar o instinto de parar o movimento ao errar, ainda são o foco do treinamento.

G5 – GRADUADO 5

Realização Requerida: Nível de Combate. O treinamento focaliza ainda nas finalizações, aperfeiçoando o não-parar os movimentos caso haja falha ou erro.

KRAV MAGA – CERTIFICAÇÃO DE EXPERT

Nível E1-E5

CERTIFICAÇÃO DE MESTRE 1, 2 E 3
Para os níveis de Mestre, que são 3, não há currículo específico, apenas requisitos específicos são atribuídos a esses níveis.

A passagem de um nível para outro, dentro das graduações de Praticante e Graduado leva, no mínimo 6 meses de treinamento intenso e aplicado. Após alcançar o nível de Expert, será necessário de um a quatro anos para passar de uma graduação a outra.