O que é Krav Maga

O que é o Krav Maga – defendendo a própria vida e de terceiros

A História do Krav Maga, sistema de combate criado em meados do século XX, tem raízes insuspeitas, com os Princípios do Sistema de Combate tendo sido desenvolvidos de acordo com a necessidade e as Divisões do Krav Maga, após a abertura para outros alunos, fora do círculo militar. O Sistema de Níveis do Krav Maga veio após o seu uso civil, assim como as Federações do Krav Maga espalhadas pelo mundo, disseminando o sistema de combate de Imi Lichtenfeld

Criado a partir da fusão de técnicas e filosofias de diversas outras artes marciais, o Krav Maga é um sistema de combate ou arte marcial recente, criada em meados do século XX, resultante da necessidade, primeiramente das milícias israelenses e, em seguida, para treinamento físico do exército de Israel. Moderno, eficaz, dinâmico e rápido, o Krav Maga leva em consideração as habilidades e os instintos naturais de defesa, aprimorando essas técnicas para finalizar o combate da maneira mais rápida possível.

Assim, o Krav Maga é uma arte marcial em que a auto defesa é elevada a uma outra categoria, transformando a vítima, de posse das técnicas corretas e do conhecimento dos pontos vulneráveis do agressor, em um oponente auto suficiente e auto defensável. Para que isso seja possível, no Krav Maga não há coreografias elaboradas, já que o objetivo é a auto-defesa sob circunstâncias intensas, permitindo ao praticante bloquear ou abortar ataques em qualquer cenário, em situações reais de stress ou ameaça. O praticante é treinado de maneira a poder responder a essas situações extremas de maneira automática e instintiva, independente do seu tamanho, sexo, forma ou idade. O treinamento aborda a auto defesa, mas o praticante é capacitado a defender seus entes queridos.

Considerar os reflexos humanos reais e as respostas naturais do corpo em conjunto com as técnicas de defesa contra varas, facas, armas e vários atacantes é a base do Krav Maga. Assim, o treinamento realista é enfatizado. Combater com inteligência, nunca tentando igualar o oponente em força, apenas utilizando a técnica mais apropriada para o atingimento da meta vulnerável, sabendo que cada defesa leva, simultaneamente, a um ataque. O treinamento é objetivo, buscando passar ao praticante conhecimentos suficientes para a defesa em uma briga de rua, com simulações de situações reais e, até mesmo, simulando um ataque simultâneo de vários oponentes ao mesmo tempo.

O Krav Maga é, portanto, uma arte marcial diferente, de fácil aprendizado, não havendo restrições de prática e permitindo a qualquer um a criação da consciência de auto suficiência. Poder caminhar em paz, confiando que, em caso de uma situação inesperada de perigo, poderá se defender de mãos vazias de um ou de vários agressores é algo de que todo praticante de Krav Maga pode desfrutar.

A origem do termo é justamente o tipo de luta que o Krav Maga se propõe, combate de contato ou combate próximo: Krav significa “próximo” e Maga significa “contato” ou “toque”. O termo tem origem no idioma hebraico.

A essência dos movimentos do sistema de combate

Utilizando a filosofia de seu criador, Imi Lichtenfeld, os praticantes treinam para “poder caminhar em paz”. Ou seja, se for possível, o combate deve ser evitado, sendo que a luta é o derradeiro recurso do praticante. “Não se machuque”, dizia Imi. Por outro lado, em caso de entrar em combate, o praticante deve ter em mente que o combate deve ser finalizado o quanto antes possível. Para isso utiliza-se de golpes em áreas vulneráveis, como os olhos, genitália, pescoço, garganta, articulações, etc. Para que isso faça efeito, deve ser executado, preferencialmente em uma sequência contínua de golpes, visando tirar o oponente de combate. Lembrando que o contra-ataque deve ser realizado assim que possível ou o ataque deve ser feito de maneira a manter sua integridade física intacta, preventivamente. A atenção deve estar no combate, porém, o lutador deve estar consciente de onde está, de onde há rotas de fuga, percebendo se o oponente está ou não sozinho e lembrando que qualquer objeto que esteja ao alcance é uma arma em potencial.

Krav Maga no Mundo

A primeira federação de Krav Maga foi fundada ainda pelas mãos de Imi Lichtenfeld: a IKMA – Israeli Krav Maga Association – onde todos os primeiros especialistas no sistema de combate treinaram. Diversas federações e associações foram criadas enquanto Imi ainda ensinava, mas após o falecimento de Imi, em 1998, a quantidade de federações aumenta sensivelmente. A IKMA continua na atividade.

O Krav Maga está representado em outros países através das seguintes federações: na Europa, através da FEKM, liderada por Richard Douieb; na Itália, Kapap/Krav Maga Federation; a IKMF ou International Krav Maga Federation; a Krav Maga Global (KMG); a Federação Sul-Americana de Krav Maga e a Bukan School of Krav Maga são as federações de Krav Maga fundadas pelos ex-alunos de Imi e atuantes no Brasil. Algumas foram fundadas após divergências ou através da ramificação do Krav Maga em um estilo de combate divergente. Nos Estados Unidos, a principal associação é a KMW – Krav Maga Worldwide. Atualmente, a IKMF – International Krav Maga Federation – criada sob a permissão do próprio Imi, é a Federação do sistema de combate mais influente em atividade.

As Associações no Brasil

No Brasil, há a Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM), do Mestre Kobi, no Rio de Janeiro/RJ; a Federação Paulista de Krav Magá e Kapap, de São José dos Campos, do mestre Clésio Mota Galvão Júnior, a Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap, coordenada pelo professor Veruilson Nogueira e sob a direção do Grão Mestre Uri Refaeli; a PRO Krav Magá, vinculada à Intensive Personal Protection Krav Magá (IPP Krav Magá), é representada no Brasil pelo Professor João Batista Andrade Neto e tem sua sede em Teresina/Piauí; e a Krav Maga Real Combat, fundada na cidade de Ibitinga, interior do estado de São Paulo, liderada pelo Mestre Renato Pires, entidade forte e atuante em todo o Brasil, ligada oficialmente a WFMC e AFSO, além da Bukan School of Krav Maga, de Yaron Lichtenstein.